24/05/2007

O NIPEEB - origens e evolução

O Núcleo, com o nome Núcleo de Informação, Pesquisas e Estudos em Educação Bibliotecária, surgiu em 1996 a partir da Pesquisa "A Educação Bibliotecária na Região Sul do Brasil", sediada no Departamento de Ciência da Informação - CIN - da UFSC, sob a coordenação do Professor Francisco das Chagas de Souza.

Desde julho de 2006, face à participação de mestrandos dos Programas de Pós-Graduação em Educação, da linha de pesquisa Educação e Comunicação e de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC no tratamento de assuntos relacionados às preocupações temáticas do Núcleo passou-se a utilizar a designação Núcleo de Informação, Pesquisas e Estudos em Educação e Educação Bibliotecária.

Em abril de 2013, tendo em vista a progressiva participação de membros do Núcleo com a temática mais ampla da Ética dos profissionais da informação, o Núcleo mantém sua sigla, porém adota o nome Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ética dos Profissionais da Informação e coincide tal mudança com a implantação do Curso de Doutorado em Ciência da Informação da UFSC.

OBJETIVOS
No Núcleo, inicialmente,  se propôs a constituição de um acervo de dados referenciais acerca da produção escrita dos profissionais de Biblioteconomia, Arquivologia, Documentação e Ciência da Informação atuantes, prioritariamente, na Região Sul do Brasil.


Com isso, pretendeu-se produzir reflexões em torno dessa produção,tentando-se tirar daí e disseminar conhecimento dos fatores que interferem nessa produção, como causas e efeitos. Sobretudo, pretendeu-se perceber como tais efeitos se transferiam para a educação bibliotecária.

Nesse sentido, procurava-se manter um acervo de documentação primária, sempre que possível, considerando a dependência de recursos que possam ser captados para esta finalidade. Essa etapa não foi a mais bem sucedida.

Também tentou-se fazer o acompanhamento dos programas e planos de ensino dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia, no sentido de conhecer que literatura é indicada para os alunos: sua origem, estrutura, idiomas, etc. Aqui, também, as condições materiais não se mostraram suficientes para o alcance.

Resultante disso, além do conhecimento que está buscando, pode-se produzir um trabalho cuja natureza é de reflexão sobre a atuação dos profissionais, especialmente, através da orientação de dissertações de mestrado e, certamente, avançar-se-á com as investigações no Curso de Doutorado em Ciência da Informação da UFSC, na linha Profissionais da Informação. 
Fontes de Recursos
O NIPEEB conta com o apoio dos recursos alocados à Pesquisa que lhe origina e que têm as seguintes fontes, contínuas e/ou eventuais:


- Departamento de Ciência da Informação /UFSC que dispõe do tempo do Coordenador do Projeto Prof. Francisco das Chagas de Souza.- Programa de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq/UFSC, pela alocação de bolsista
- FUNPESQUISA/UFSC - Pelo fornecimento de infra-estrutura inicial.
- CNPq - pelo apoio a projetos apresentados pelos membros do Núcleo.
Adicionalmente, se beneficia da colaboração de outros setores da UFSC como o Núcleo de Processamento de Dados que tem orientado o uso do software NOTES para a construção das bases de dados com as informações referentes às Bases PROCALBI, BSB e BES.
BASES DE DADOSO NIPEEB, como centro de informação, mantém:1 - Três bases de dados, denominadas PROCALBI, BSB e BES, tratando de objetos diferenciados e que estão sendo geradas por pesquisa nas Escolas da Região. Na Base PROCALBI [Produção Catarinense de Literatrura Bibliotecária] estão as informações referenciais sobre a produção escrita pelos profissionais, publicadas ou comunicadas em diversas circunstâncias e suportes de informação. Sempre que possível, da informação referencial se remeterá o pesquisador da fonte para o texto integral.Na Base BSB [Bibliografia Escolar Bibliotecária] estão listadas as referências bibliográficas captadas dos programas e planos de ensino dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia. É um instrumento para se verificar o que os Cursos indicam para a leitura de seus acadêmicos.A Base BES [Bibliografia Escolar de Biblioteconomia] resulta do cruzamento das Bases PROCALBI e BSB. Mostra o que cada Curso de Biblioteconomia indica da literatura que é publicada e comunicada pelos profissionais atuantes na própria região. É um instrumento filtro - UM ÍNDICE - que pode mostrar em que medida os profissionais de uma região colaboram em termos de produção intelectual com a formação de novos profissionais nos Cursos alí existentes.
EQUIPE
O NIPEEB está sob a liderança do Prof. Francisco C. Souza, Dr. em Educação. De agosto de 2001 a junho de 2002 contou com a participação da acadêmica de Biblioteconomia Laura Fischer. Durante o período de agosto de 1996 a agosto de 1999 contou com a participação da acadêmica de Biblioteconomia da UFSC Francisca Rasche. De agosto de 1999 a julho de 2000 contou com a participação da acadêmica de Biblioteconomia Rosângela Körbes e no período de 1996/7 teve a participação da acadêmica de Biblioteconomia da UFSC Anna Paula Vilela.