10/02/2014

"Ética da martelada" - conduta do bibliotecário das IES públicas brasileiras na relação com o usuário?

Em dezembro de 2013 foi concluída a 2a. etapa da pesquisa “Percepções de valor e sentido do Código de Ética do profissional bibliotecário brasileiro – CEBB - para a vida profissional e social do profissional de biblioteconomia, atuante em bibliotecas de universidades públicas brasileiras”, estudo iniciado em 2012. 

O título dado ao relatório desta segunda etapa foi: EXPRESSÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIA NOS PORTAIS DOS SISTEMAS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DE IES SEDIADAS NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL CLASSIFICADAS COMO AS DEZ MELHORES NO RANKING UNIVERSITÁRIO DA FOLHA (RUF) - 2012  POR QUALIDADE EM PESQUISA.

Na primeira etapa, cujo relatório está acessível ao público em: http://eprints.rclis.org/18817/, estudou-se dez IES situadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Em síntese, ao se considerar os resultados encontrados nas duas etapas da pesquisa, somando vinte IES de todas as regiões do Brasil, dá para dizer que a prática bibliotecária nas universidades brasileiras tem por base a "ética da martelada"; isto se for possível extrapolar do teor do material examinado sua representatividade  para o total de Universidades existentes em 2013, isto é, mais de 190 e menos de 200 -- . 

O texto ainda não está público, mas a quem interessar pode-se enviar o arquivo.