De 23 a 29 de outubro de 1983 foi realizado em Balneário Camboriú, SC, o XII CBBD. Na ocasião o temário incluiu os tópicos: Informação e desenvolvimento nacional; cultura, comunicação, ciência e tecnologia; e o homem e o desenvolvimento.
Encerrado aquele Congresso, com um temário tão interessante, a ACB, então jovem Associação, entrou em declínio financeiro decorrente da situação que se seguiu, sem que toda a receita que fora obtida desse conta de cobrir todo o custeio necessário.
A ACB ficou sem sede e sem recursos financeiros para, ao menos, arcar com o aluguel de uma sala, onde pudesse assegurar seu funcionamento regular.
Somente a perseverança e disposição de um pequeno grupo de profissionais da Biblioteconomia deste Estado, ai incluídos docentes da UFSC e da UDESC, assegurou que a entidade não se encerrasse. Por um tempo, a ACB e o CRB-14, partilharam o mesmo espaço físico, como sede no centro de Florianópolis. Somados todos os esforços e mais a colaboração de outros colegas como participantes de eventos que foram executados em âmbito local, assim como de patrocinadores desses eventos, a ACB se recuperou e, mesmo com poucos associados, conta com sede própria e regularidade de atividades. Motivação é isso!
Neste sentido, espera-se que o XXV CBBD, a realizar-se nos próximos dias - de 7 a 10 de julho de 2013, exatos 30 anos depois -, seja cheio de mais pleno êxito e que a ACB possa vir a contar com alguma lucratividade financeira, a fim de dar prosseguimento à sua jornada em benefício de seus associados e dos bibliotecários brasileiros como conjunto.
Para para informações sobre o XXV CBBD, ver: http://xxvcbbd.febab.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua interação!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.