15/09/2010

O garfo CAPES: avaliação trienal 2007-2009

Ontem, 14 de setembro 2010, com um dia de atraso em relação ao calendário que publicara em janeiro, a CAPES divulgou o resultado de sua avaliação trienal dos programas de pós-graduação, referente ao triênio 2007-2009. Segundo as notas publicizadas, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC obteve a nota final 4. Entretanto, a Comissão da área de Ciências Sociais Aplicadas I havia-lhe atribuido a nota 5, decorrente do conceito MUITO BOM obtido nos cinco quesitos submetidos à avaliação. Espero que tenha sido somente um equívoco que pode ser sanado imediatamente!

Contudo, na avaliação referente ao triênio anterior, 2004-2006, a Comissão da área de Ciências Sociais Aplicadas I havia-lhe atribuido a nota 4, mas a nota final concedida foi 3 e mesmo com a apresentação de recurso foi mantida a nota rebaixada.

Mediante isso, o que se constata é que o Programa do Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC, implantado em 2003, vem sofrendo algum tipo de "marcação". A pergunta é: por que?

Eu não consigo atinar a quem interessa, junto à Diretoria da CAPES, a cada avaliação "rebaixar" a nota que a Comissão de Área atribui. Parece que estão ocorrendo coisas do tipo: a) pouco respeito pela Comissão de Área; b) perseguição política ao programa (mas, por que?); c) tentativa de desestimular o crescimento do Programa (mas para beneficiar a quem?).

De outro lado, parece-me que cabe à UFSC, pela sua direção maior, cobrar a quem de direito uma cabal manifestação. Afinal de contas não faz sentido se trabalhar para atingir desempenho sempre maior, isso ser constatado pela Comissão de Área e um comitê político, o chamado CTC/CAPES, simplesmente agir com todo esse desrespeito à Comissão de Área, à UFSC e a seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Por fim, isso também mereceria uma apreciação pela ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, como representante de toda a Área de Ciência da Informação.

Para se entender melhor, veja-se o relatório da Área de Ciências Sociais Aplicadas I ( http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2010/09/CI%C3%8ANCIAS-SOCIAIS-ALICADAS-I-rel-11set10.pdf). Por ele, a Comissão de Área deu ao PGCIN/UFSC a NOTA "5". Ele obteve conceito MUITO BOM (MB) em todos os cinco quesitos avaliados, com algumas pequenas diferenças de outros Programas com conceito 5. Na notal final, houve o rebaixamento inexplicado do valor atribuido pela Área e a elevação também inexplicado da nota da UFF.

A seguir a relação por Programa:

UNESP = nota area 5 = MB em todos os 5 itens - NOTA FINAL = 5

UFMG = nota area 5 = MB em todos os 5 itens - NOTA FINAL = 5

UNB = nota area 5 = MB em todos os 5 itens - NOTA FINAL = 5

USP = nota area 5 = MB em 4 itens e B em 1 item - NOTA FINAL = 5

UFSC = nota area 5 = MB em todos os cinco itens - NOTA FINAL = 4

UFBA = nota area 4 = B em 4 itens e MB em 1 item - NOTA FINAL = 4

UFPB = nota area 4 = B em 4 itens e R em 1 item - NOTA FINAL = 4

UFRJ/IBICT = nota area 4 = B em 4 itens e NA em 1 item - NOTA FINAL = 4

UFF/IBICT = nota area 4 = MB em 2 itens, B em 2 itens e R em 1 item - NOTA FINAL = 4

UFPE = nota área 3 - NOTA FINAL = 3

UFF = nota área 3 - NOTA FINAL = 4


Relatório Geral: http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2010/09/relatorio_geral_dos_resultados_da_avaliacao.pdf

Resultados por Área: http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2010/09/Resultados-por-%C3%81rea.pdf

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o professor,precisamos recorrer sim, com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Sou professor do Programa de Ensino de Ciências e Matemática do CEFET/RJ e estamos vivendo situação semelhante. Recebemos conceito Bom em 4 quesitos, um Muito Bom (em Produção Acadêmica) e ficamos com nota 3. A diferença é que a nota 3 foi atribuída pela própria Comissão de Área.

    Nem precisa dizer que iremos recorrer.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua interação!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.